13 de set. de 2014

Resenha: A culpa é das Estrelas

                                                 
Hazel Grace é uma garota de  16 anos que tem câncer terminal, câncer de tireoide, que acha que vai morrer a qualquer momento. Foi diagnosticada com câncer aos 13 anos, e o ultimo capitulo da sua vida começa por ai, até conhecer Augustus Waters no  Grupo de Apoio a Crianças com Câncer que mudará sua vida completamente.

John Green escreve mais um livro de qualidade, com personagem bem construídos, um enredo envolvente que faz você ficar preso em cada pagina. Todo o livro é narrado em primeira pessoa por Hazel, que faz você ver, sentir e respirar tudo que se passa pela trama, uma narrativa que me surpreendeu muito. Os protagonistas Hazel e Augustus sofrem juntos, mas sempre ajudam um ao outro a conviver com o maldito câncer, que acaba sendo muito emocionante.

Hazel começa a frequentar forçadamente o  Grupo de Apoio a Crianças com Câncer, que sua mãe acha que vai fazer ela se sentir melhor convivendo e desabafando com outras pessoas com câncer, o  Grupo de Apoio a Crianças com Câncer era megadeprimente, óbvio, onde acontecia toda quarta-feira no porão de uma igreja epsicopal -uma construção no formato de cruz com paredes de pedra. O grupo era liderado por Patrick que sempre contava sua história ultradeprimente e fazia todos contarem a sua própria história, e naquela roda todos tinham sede de viver, e havia muita competição de querer vencer o câncer mas também outras pessoas da roda.

"Isso significa que havia muita competição, com todo mundo querendo vencer não só o câncer, mas também as outras pessoas da roda. Tipo, eu sei que não faz o menor sentido, mas quando você ouve que tem, por exemplo, vinte por cento de chance de viver cinco anos, e faz as contas concluindo que isso é uma chance em cinco... você olha em volta e pensa, como qualquer pessoa saudável faria: eu preciso durar mais que quatro desses desgraçados."

O livro é triste, mas também muito divertido, você vai rir, vai chorar e vai querer mais, como a própia capa do livro diz, e confesso, eu chorei muito, minha mãe teve que me abraçar para eu parar de chorar (momento vergonha), e as frases fortemente sentimentais me fizeram reler, pensar e refletir.

"As vezes as pessoas pessoas não tem noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem."

"Não dá para escolher se vai ou não se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas."

"Meus medos?
 É
Eu tenho medo de ser esquecido."

Esse livro me fez pensar que as pessoas com câncer são realmente muito mais forte do que qualquer pessoa "normal", só em saber o que eles passam eles já são heróis tentando vencer o vilão destruidor de vidas, o câncer. Essas pessoas nunca tiraram o sorriso do rosto, as vezes são mais felizes que nós mesmo, sabe? Não valorizamos a vida do jeito certo, somos egoístas, Enquanto alguém luta para viver, nos ignoramos a vida por termos saúde suficiente para viver cada dia. Esse livro simplesmente tem um lugar no meu coração agora.

O livro foi feito em 288 paginas, Lançado no ano de 2012, publicado pela editoria Intrínseca. 
Recomendo o livro, cinco estrelinhas para ele, então leia, releia, ria, chore, e é isso ai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário